"Caleidoscópio" é a mais nova sensação da Netflix. A série - inspirada na história real sobre os 70 bilhões de dólares em títulos que desapareceram de Manhattan durante o furacão Sandy - virou uma febre e não se fala em outra coisa desde a sua estreia em 1º de janeiro. Isso porque, a produção promete (e cumpre) uma nova dinâmica em experiência de streaming: o espectador pode escolher a ordem que deseja assistir os episódios e tudo vai fazer sentido no final.
A Netflix diz que a ordem escolhida afeta o ponto de vista sobre a história, os personagens e cada pessoa vai poder vivenciar "Caleidoscópio" à sua maneira.
A Coligadas Cultural não perdeu tempo e decidiu ter a sua própria experiência. Mas antes de dividirmos um pouco das nossas sensações, precisamos contar um pouco desta trama.
"Caleidoscópio" se desenvolve ao longo de 25 anos em uma antologia inovadora que acompanha um excepcional grupo de ladrões e sua tentativa de realizar um ousado roubo. Mas, para conseguir colocar as mãos no dinheiro, eles precisarão enganar uma forte equipe de segurança corporativa e a polícia. Aos poucos o público vai montando um complicado quebra-cabeças para entender os acontecimentos.
Classificada como Minissérie, a primeira temporada possui oito episódios. Cada um deles mostra eventos que começam 24 anos antes e terminam seis meses depois do roubo.
Agora chega de lenga-lenga e vamos para a nossa sequência. (Não vamos nos aprofundar muito para evitar spoilers)
Começamos a nossa jornada pelo episódio "Verde: 7 anos antes do assalto". Foi uma escolha completamente aleatória. Não tínhamos lido nada a respeito. O episódio começa mostrando Ray (Giancarlo Esposito) preso cumprindo 17 anos de prisão. (até então não fica claro a razão dele estar preso). Lá ele conhece Stan (importante elo da corrente). Quando ele descobre que tem Parkinson decide fugir da prisão. Saímos deste episódio com a certeza que toda a trama seria muito emocionante. Também foi possível entender que Ray era muito talentoso e alguma coisa o incomodava muito. Neste momento dá para entender que Ray é o centro de toda a história e a sua filha parte fundamental.
"Rosa: 6 meses após o assalto". Após o episódio "Verde" resolvemos construir a nossa linha do tempo e demos um pulo no tempo após o roubo. Aqui, a nossa cabeça deu uma "bugada". Os personagens estavam em uma outra condição (física e mental). A curiosidade ficou muito aguçada porque ficava claro que algo ruim tinha acontecido. Cada um foi para um canto. Tem perseguição, morte, ameaça, chantagem....
"Branco: O dia do assalto". Estávamos curiosos para saber como tinha sido aquele roubo. O que tinha acontecido para que os personagens estivessem separados. Aqui é o grande ápice da primeira temporada. Não vou falar o que aconteceu, mas quando tudo parecia perfeito, um dos integrantes resolve surtar. Enquanto outro coloca um rumo diferente na história.
"Violeta: 24 anos antes do assalto". Qualquer pessoa que gosta de cronologia das coisas deveria começa a assistir a série por este episódio. Aqui, finalmente entendemos o porque Ray estava obstinado a fazer aquele roubo. Os pontos se conectam. Algumas surpresas no meio do caminho deixam a nossa imaginação ir longe. Sim, a motivação era pessoal....
"Amarelo: 6 semanas antes do roubo". Uma vez entendido a motivação do personagem principal e como o roubo tinha acontecido, fizemos um movimento contrário de entender quais foram os preparativos e como a relação do grupo era construída para chegar naquela confusão que foi o fim do roubo.
"Laranja: 3 semanas antes do assalto". Achamos que era hora de colocar certa cronologia na nossa tela. A história segue com a ansiedade do grupo.
"Azul: 5 dias antes do assalto". Preparativos finais. É claro que nem tudo acontece como planejado. É preciso colocar em prática um plano B bastante ousado.
"Vermelho: Na manhã seguinte ao assalto". Nada como fechar a primeira temporada com todas as peças encaixadas.
Conclusão: A nossa cronologia apresentou primeiro os fatos e depois fomos em buscas das respostas.
Já estamos órfãos.
ps: a Netflix recomenda assistir o episódio "Branco" por último, mas a escolha é sua.
Comments