top of page
Redação

Festival gratuito exibe curtas de animação produzido por jovens de baixa renda do Rio de Janeiro

Atualizado: 4 de fev. de 2023


foto: divulgação


Neste sábado (04), a partir das 9h30, a Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, será palco do “Festival Estúdio Escola de Animação 10 anos”, evento gratuito que celebra o 10º aniversário do programa, que por meio do ensino de animação, vem transformando a vida de jovens artistas da cidade. A iniciativa - de cunho cultural, técnico, estético e social e que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral destes talentos - promoverá a exibição de curtas produzidos pelos próprios alunos, entre outras atividades. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.


A programação contará com uma feira de artes, workshops, avaliação de portfólios com profissionais convidados do Copa Studio e Combo Studio, exibição de filmes produzidos por estúdios brasileiros, assim como os curtas-metragens produzidos pelos alunos do Estúdio Escola. A agenda do dia também contempla uma edição especial do “Papo Reto”, com participação de Zé Brandão (Copa Studio), Marcelo Pereira (Combo Studio), Paulo Muppet (Birdo Studio), Deley (Mandabusca), Cecília Ramos, Luiza de Souza, Silva João, Célia Catunda, Marcelo Marão e Andrés Lieban.


Segundo Zé Brandão, sócio-diretor do Copa Studio e diretor criativo do programa, o ponto de partida para a criação do Estúdio Escola de Animação (EEA), foi a compreensão quanto a urgência de profissionais qualificados no mercado da animação. “Quando cursava o segundo grau, não sabia o que ia fazer da vida. Foi muito importante quando um ilustrador de livros foi na minha escola. Anos depois, já no mercado - ainda como animador - pensei que seria importante ir nas escolas e mostrar para esses jovens que a animação era uma oportunidade real de profissão”, explica.


Foi com essa passagem pelas unidades escolares, que começou a parceria entre Baluarte Cultura e Copa Studio. “Essa etapa de sensibilização foi fundamental para consolidarmos o projeto e fazer com que acreditássemos ainda mais no seu potencial transformador. O Estúdio Escola de Animação cresceu, amadureceu, se reinventou e contribuiu para a inserção no mercado de 40% dos mais de 390 jovens que passaram pela nossa formação profissionalizante gratuita. Hoje, alguns desses trabalham para grandes estúdios", afirma Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.


Vencedor do ‘1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global’, sendo reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico, em 2019, o Estúdio Escola fomenta o mercado de animação do país por meio da educação profissionalizante desde 2012. Seja por meio de formação presencial gratuita ou cursos livres online com preços acessíveis. Além disso, a instituição busca promover ainda mais diversidade e inclusão entre os alunos. Um exemplo disso é que nos últimos três anos, 80% dos alunos qualificados durante a formação gratuita são mulheres e pessoas negras.


Para Marina Vasconcelos, que chegou ao programa como aluna e hoje atua como uma das professoras, foi por meio do EEA que ela conheceu um pouco melhor sobre o segmento. “Quando ingressei, em 2014, eu já fazia design na faculdade e sentia que queria ser ilustradora, mas não sabia que era tão possível trabalhar com animação no Brasil. Serviu muito para eu entender as especificidades da carreira", revelou a supervisora do departamento de Arte do Copa Studio.


Serviço

Biblioteca Parque Estadual | End.: Av. Pres. Vargas, 1261 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

04 de fevereiro de 2023

entre 9h30h e 20h

Ingressos: Gratuitos

0 comentário

Kommentare


bottom of page