crédito: divulgação
A Montblanc, sinônimo de excelência em artesanato e design e que revolucionou a cultura da escrita em 1906, acredita que todos podem deixar uma marca e devem ter o poder de escrever sua própria história de maneira significativa. Este é o conceito e a mensagem que a empresa que repassar para as gerações futuras, a partir do seu novo projeto denominado Dear Future (Querido Futuro). A iniciativa é uma parceria com a Montblanc Cultural Foundation que tem como objetivo promover a educação, por meio da escrita entre crianças e jovens adultos em todo o mundo. As primeiras ações já foram introduzidas em países como França, Itália, Alemanha, Espanha e Tailândia.
“Como uma marca profundamente enraizada na cultura, pretendemos maximizar nossa marca na educação por meio desta nova iniciativa. A ação de esforços de base que realizamos em diferentes comunidades ao redor do mundo pode ter um impacto significativo e sustentável e ajudar os jovens a construir e escrever um futuro que importa”, diz Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc.
Na cidade de Chamonix, França, aos pés do Mont Blanc, o cume que inspirou o nome da empresa, por exemplo, o Dear Future atua no apoio e financiamento de um programa para crianças de 10 a 12 anos, que especificamente as ajuda a entender e proteger a montanha, pela da perspectiva da mudança climática. Durante o inverno e a primavera, as crianças que vivem no vale exploram e aprendem sobre a fauna e a flora locais. Os jovens também são incentivados a escrever sobre sua experiência, desenvolvendo suas habilidades de escrita criativa para descrever a importância da natureza ao seu redor.
Além dos programas atuais na França, Itália, Alemanha, Espanha e Tailândia, a Montblanc apresentará novas iniciativas na Índia, EUA, China e na região da África. O objetivo é ter programas ativos do "Dear Future" em todos os mercados da empresa até o final de 2025.
“Com Dear Future, nosso objetivo não é apenas investir fundos, mas fazer parte da solução e ajudar a elaborar os programas para que possam ter ainda mais impacto no local”, acrescenta Vincent Montalescot, diretor de marketing e presidente da Montblanc Cultural Fundação.
Algumas ações da Dear Future ao redor do mundo:
Itália
Na Itália, a Fundação Cultural Montblanc está colaborando com a Laureus, uma ONG que visa usar o esporte para acabar com a violência, discriminação e desigualdade social. O foco do programa é combinar esporte e escrita por meio de oficinas com psicólogos do esporte e professores especializados em esporte e escrita criativa.
Alemanha
Na cidade de Hamburgo, a fundação realizou uma parceria com duas escolas locais para oferecer aulas gratuitas de caligrafia para adolescentes. O objetivo do programa é atingir o maior número possível de jovens, com foco especial nos alunos menos favorecidos, que poderão usar as aulas como forma de expressão por meio da arte.
Tailândia
Por meio de parceria com o "Mae Sot Hospitality and Catering Training Center", são oferecidas aulas do setor de hospitalidade para 65 alunos de 16 a 22 anos. O objetivo é ensinar habilidades de escrita em inglês para jovens adultos. Ao longo do programa, os alunos têm a oportunidade de aprender a escrever peças curtas de teatro, canções e vários exercícios de auto-expressão. Esses projetos criativos são projetados para fornecer aos jovens estudantes ferramentas para empregos futuros, bem como equipá-los com maneiras de abraçar sua criatividade.
Espanha
Na Espanha, a Montblanc Iberia fez uma parceria com a Save the Children para ajudar jovens de todo o país com reforço educacional e apoio psicossocial, utilizando a educação como uma ferramenta para quebrar a espiral da pobreza.
Comments