Com o propósito de levar mais conexão e gentileza para o olhar com a cidade, a produtora Gentilização inaugura artes sobre inclusão, ancestralidade e acolhimento
Foto: Valmir Rodrigues
A Gentilização, produtora de artes públicas de grandes proporções, acaba de inaugurar um novo museu de arte urbana à céu aberto em bairros centrais e periféricos de São Paulo. As obras abordam a inclusão, a ancestralidade, a espiritualidade, o acolhimento, entre outros diálogos que levam mais cor, leveza, diversidade e conexão para o olhar sob o concreto das ruas.
Conheça um pouco de cada uma delas.
Flip
Em tempos tão doloridos de nossa história recente, o propósito do artista Felipe Yung, (Flip), é acolher. O desenho foi desenvolvido entre o artista e seu filho Bento, um menino autista. Com as cores do arco-íris, a arte representa um acolhimento à diversidade e à aceitação, além do acolhimento entre pai e filho. “Essa obra, vem como um manifesto a nossa tão dolorida sociedade neste Século 21, que clama por abrigo, pertencimento e amor”, conta o artista. O muro pode ser visto na Zona Leste, no Céu José Bonifácio - Jardim São Pedro.
Leila Monsegur
A relação familiar também é vista na obra da argentina Leila Monsegur, muralista e artista visual com artes espalhadas pelos muros da Europa e da América Latina. A obra de Leila, chamada "Bordado de Memórias" faz menção ao bordado como uma tradição artesanal, que se ancora na passagem de conhecimentos entre as gerações, principalmente entre as mulheres. "Na arte, a bordadeira idosa, matriarca, elabora uma manta calmamente, numa ação quase meditativa, símbolo da transmissão de conhecimento que acontece no presente, enquanto a menina alinhava a linha na agulha, como símbolo de conexão e de continuidade", explica a artista. Alinhada à luta pela preservação do meio ambiente, a artista utiliza tintas ecológicas no mural.
Mimura Rodriguez
A relação entre as mulheres também é vista na obra “Ancestralidade”, da paulista Mimura Rodriguez. A arte traz a representação dos aprendizados trocados através do cuidado. “Falar sobre ancestralidade é algo que nos remete ao passado mas pra mim é também tecnologia para criarmos futuro. Nossa existência é circular e honrar a luta de nossas mais velhas é vivermos de forma plena por nós e pelas nossas mais novas”, conta a muralista. A obra foi estampada no CEU Butantã.
Obgá
Para o baiano Ógbá, as raízes também são importantes. Nascido em Ipiaú, uma cidade baiana banhada por rios, recentemente, o artista mergulhou nas memórias familiares em suas obras. Por meio de um resgate ancestral, o artista mescla as influências africanas e baianas com o cotidiano de São Paulo, cidade onde reside atualmente, para retratar o protagonismo negro. Em sua nova arte, chamada “A Trabalhadora”, ele viabiliza os profissionais da reciclagem. “A arte tem como objetivos dar visibilidade ao trabalho já realizado pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis e ajudar a promover a superação de preconceitos que impedem o reconhecimento da profissão”, diz o artista.
Nazura
A negritude também está presente nas obras da Nazura, da Zona Leste de São Paulo. Em “A Força que a Voz tem”, a artista representa a conexão feminina negra com as energias de mudanças necessárias para existir e resistir em ambientes violentos e coloniais. “A serpente representa dentro de suas simbologias, a transmutação, a mudança, a fortificação espiritual. Dentro do conceito da ilustração, remete à força negra feminina”, diz. A arte está na Rua Jaceguay, 581 - Bexiga.
Auá
Diretamente de Manaus, a indígena Auá assina a obra “Ãgawara-itá mukatúru: As encantadas protegem”. A arte mergulha na espiritualidade dos povos originários para representar a proteção da grande Deusa. “É uma arte sobre conexão, demarcação, respeito, proteção. É para que eu nunca me esqueça de tudo que foi feito para que eu estivesse viva, ontem, hoje e sempre”.
Carolina Itzá
Nas imediações de Guarulhos e São Miguel Paulista, a arte de Carolina Itzá fala sobre a atuação das mulheres em territórios periféricos. A artista, de ascendência amarela, traz também para o mural a perspectiva do ideograma chinês “Jing – O caldeirão”, que tem, entre seus significados, o alimento material e espiritual. A ideia da arte é ser um registro sensível da história da organização das mulheres em associações de bairro, nas lutas por moradia e creche, entre outras importantes conquistas que estruturaram as periferias urbanas. A arte está na Rua Papiro do Egito, 1984 - Ermelino Matarazzo.
Serviço:
Endereço das empenas:
Murais da Nazura e Auá Mendes: Rua Jaceguay, 518 - Bixiga
Carolina itza: Rua Papiro do Egito, 1834, Jardim Nair, Ermelino Matarazzo
Leila Monsegur: Céu Butantã
Pegge: Céu Butantã
Mimura: céu Butantã
Ogba: Céu Parque Novo Mundo
Flip e Bento: Céu São Pedro José Bonifácio
https://www.instagram.com/gentilizacao/
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