top of page
Redação

Teatro, exposições, Fábrica de Cultura e muito mais. São Paulo oferece diversas atividades gratuitas até o fim de setembro

Atualizado: 1 de out.


São Paulo é uma cidade que oferece atividades gratuitas para todos os gostos. Confira abaixo algumas opções para as próximas duas semanas na capital paulista.


Museu


A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pinacoteca de São Paulo, promove no dia 19 de setembro, das 19h às 21h, um encontro online com especialistas para discutir os desafios e estratégias das coleções Brasilianas – coleções de livros e outros materiais que abordam o Brasil. O evento gratuito, intitulado “Coleções Brasilianas: Desafios e Estratégias”, ocorrerá pela plataforma Zoom. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site da Casa Museu Ema Klabin.


Jockey Club

Com edifícios históricos, exposições artísticas, extensa área verde e playgrounds, o Jockey Club de São Paulo, por exemplo, é uma alternativa de passeio para crianças e adultos. O espaço, reconhecido no Brasil como um local de competições de Turfe (corrida de cavalo esportiva) também oferece outros atrativos gratuitos às famílias. O destaque fica para o maior complexo mundial de edifícios em área da ocupação em Art Déco, tombado pelo Estado de São Paulo.


Além disso, o clube oferece passeios a cavalo ou pônei, um "espaço kids" com playgrounds e uma vasta área verde para caminhadas e piqueniques em família ou entre amigos - passeio a cavalos ocorre apenas em programações especiais. A gastronomia também se destaca, com renomados restaurantes como "Cena Jockey", "Iulia Gastronomia & Eventos" e "Ferra Jockey", que funcionam de quarta-feira a domingo.


As corridas de cavalo ocorrem aos sábados, a partir das 13h30. O hipódromo conta com quatro pistas, incluindo uma raia de grama de 2.119 metros e uma raia de areia de 1.993 metros. Além disso, os visitantes podem conhecer de perto os cavalos da raça Puro-Sangue Inglês e aprender sobre os cuidados que esses animais recebem.

A entrada é gratuita e o estacionamento no local custa R$ 25.

Jockey Club


Teatro

No próximo dia 20 de setembro, a peça “Maria Preta – Solo Fértil”, vencedora da Convocatória 2023 do iBT na modalidade Adulto Inédito, estreia em São Paulo. O espetáculo fica em cartaz até o dia 27 de outubro, no Teatro Maria José de Carvalho (sede da Companhia de Teatro Heliópolis) e os ingressos são gratuitos. O público deverá reservar o ingresso através do site teatro.ibt.art/mariapreta e no dia do espetáculo apresentar o QR Code.


Outra opção é o XVIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia, que acontece de 25 a 29 de setembro (quarta-feira a domingo) na Zona Sul de São Paulo (SP). Com entrada franca, as apresentações serão realizadas na sede da Cia. Paideia, no Sesc Santo Amaro, no Teatro Paulo Eiró e no Centro Cultural Santo Amaro (endereços abaixo). Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria 1h antes do início dos espetáculos.


Música e Esporte


O evento "Brincando com o Esporte", que acontece nos dias 21 e 22 de setembro no Parque da Independência, em São Paulo, trará uma atração especial para o público infantil: o musical "O Diário da Mika". Baseado na série animada de sucesso que já foi indicada ao Emmy Kids, o show será realizado no dia 22 a partir das 10h.


Além do show, a ação oferecerá diversas atividades esportivas e recreativas para todas as idades. As opções incluem esportes radicais, como escalada e slackline, e esportes adaptados, como basquete em cadeira de rodas e futebol de cegos, reforçando o compromisso do evento com a inclusão. Também haverá áreas dedicadas às crianças, com brinquedos infláveis, trampolins e apresentações culturais como teatro de marionetes e shows de mágica, garantindo um ambiente de diversão para todos.


Exposição



De entidade divina ao papel crucial para a vida na Terra, a jornada da estrela mais próxima de nosso planeta é o fio condutor da exposição LUZ ÆTERNA - Ensaio Sobre o Sol, em cartaz e gratuita no anexo do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Cinco obras imersivas evocam a poética do Sol por meio de projeções digitais, instalações interativas e contemplativas que permitem aos visitantes conferirem a evolução e o poder deste corpo celeste tão presente em nossas vidas e a 149 milhões de quilômetros da Terra.


Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.

Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.

Informações: (11) 4297-0600


Fábricas de Cultura


Moda, música, dança, teatro, circo e tantas outras linguagens vão ocupar as Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - ao longo de setembro para divertir crianças, jovens e adultos nas zonas norte e sul da cidade, em Diadema e Osasco. 


Mas toda essa diversão também vem com a inclusão. O programa Fábricas de Cultura oferece em boa parte de suas programações a acessibilidade em Libras (indicações na parte final do release - serviço). E no mês em que se celebra o

 

Dia Nacional do Surdo (26/09), as unidades também realizam bate-papos e exposições para fortalecer este compromisso.


A seguir, alguns destaques do mês de setembro. Toda a programação é gratuita. 


Circuito de batalhas de Mc’s

Em setembro, algumas Fábricas de Cultura recebem as seletivas das zonas norte e sul do circuito paulista de Batalha de MC. O evento reúne MC’s que participaram das seletivas entre junho e julho, e agora se apresentarão para o público. No dia 28, sábado, às 17h, acontece a edição da zona oeste na Fábrica de Cultura Osasco. 


Zona sul

E para quem é curioso sobre o universo da Língua Brasileira de Sinais, no dia 21, sábado, às 19h, a unidade Jardim São Luís realiza a exibição do documentário “Visões em Movimento” e um bate-papo sobre inclusão e acessibilidade no Brasil com a tradutora e intérprete de Libras Rosimeire Santos, a designer de moda Raquel Dias e o pedagogo Maycon Mouro, ambas pessoas surdas. 


Zona norte

Na Vila Nova Cachoeirinha, o público poderá ter mais contato com a cultura surda a partir da videoinstalação Palavras Cruzadas, de Daniel Lima, através de vídeos protagonizados por pessoas surdas que estão atuando em diversas lutas sociais. São 12 vídeos que ficarão expostos no dia 24, terça-feira, às 14h. O evento também contará com a participação de Edinho Santos, surdo, pedagogo, ator e poeta com destaque na cena dos Slams em São Paulo. 


Já no Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, acontece a realização coletiva da instalação permanente em Permacultura no dia 21, sábado, a partir das 10h. No formato de horta, a instalação permitirá trocas contínuas de conhecimentos e práticas de atividades ligadas ao meio ambiente. 


O sábado (21), às 15h, segue animado na Fábrica de Cultura Jaçanã com a apresentação do espetáculo “A Sílfide” da Cia. de dança Lonan. A obra é uma remontagem contemporânea do clássico “La Sylphide”, com direção de Hélio Lima e Pretah Thaís, e narra a história de James e sua paixão pela enigmática Sílfide. Já no dia 25, quarta-feira, às 15h, é a vez do circo com o "Estupendo Circo di SóLadies", que apresenta adaptações de cenas clássicas do circo tradicional, levando em conta o universo feminino em sua trajetória cômica. 


Ainda no dia 25, mas na Fábrica de Cultura Brasilândia, a cia. Ballet de Cegos, sob direção de Fernanda Bianchini, apresenta o espetáculo "Olhando para as estrelas", produção integrada com uma vivência que possibilita os participantes interagir com a prática, levando a inclusão através da arte para todos. A apresentação será às 14h. E a agenda na zona norte termina com o espetáculo "Escolhas” de Juliana Bordallo, palhaça há 21 anos, no dia 27, sexta-feira, às 9h. Na peça, a palhaça Flóris da Silva mergulha nas memórias mais profundas em busca de respostas para seus problemas. 


Região Metropolitana

O grupo Chemical Funk apresenta o espetáculo Funk, ancestralidade e revolução no dia 27, sexta-feira, às 15h, na Fábrica de Cultura Osasco. A produção apresenta o ritmo como um movimento de liberdade em que o público é convidado para mergulhar em viagem musical no tempo, unindo música, teatro e funk. 


Está aberta para visitação a exposição Retrospectiva Jorge Vargas na Fábrica de Cultura Diadema. A exposição reúne obras escultóricas de diversas épocas e temáticas para contar um pouco da trajetória de Jorge Vargas, escultor radicado em Diadema. As obras trazem referências a origens do escultor, à cultura andina, à escultura renascentista religiosa, e à cultura brasileira, pop e contemporânea. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de outubro e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 17h. 


Bibliotecas

Você sabia que as bibliotecas das Fábricas de Cultura têm a própria agenda cultural? São diversas atividades mensais que unem literatura, jogos, contações e bate-papos com o objetivo de mostrar como os livros podem ir além das páginas.


Confira algumas atividades que vão circular pelas unidades: 


A Game e Arte convida o público para conhecer o Afrogame Orê, um jogo de arcade no formato de quebra-cabeças que aborda a amizade entre uma mãe e sua filha enquanto resgatam a própria ancestralidade. Outra opção é a oficina Jornada sonora, ministrada pelo musicoterapeuta Daniel Navaro. Utilizando um tabuleiro musical, os participantes serão incentivados a criarem de forma coletiva uma composição musical. 


Além disso, será possível aprender os elementos básicos da música como ritmo, melodia e harmonia. E o coletivo Brotando em Mim irá oferecer a oficina Meu primeiro livro de rimas, levando o aprendizado sobre as diferentes formas de poesia, dentre elas a rima, para criarem um livro também com ilustrações. 


Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.




0 comentário

Comments


bottom of page